Molinete ou carretilha: o que é melhor?

A melhor resposta para a pergunta do título é: depende. Afinal, cada equipamento possui características próprias que o tornam mais ou menos indicados para cada modalidade de pesca.

Basicamente, os dois equipamentos foram feitos para armazenar linha, facilitar o arremesso e a briga com o peixe. Porém, são diferentes quando entram em ação.

Molinete

O molinete possui um carretel que fica fixo na maior parte do tempo (exceto na briga, quando o peixe toma linha). O recolhimento da linha é feito por um guia de linha com uma alça que gira em torno do carretel.

Por ter o carretel fixo na hora do arremesso, a linha sai com facilidade do carretel e para de sair quando a isca toca a água, com risco baixo de ter uma cabeleira. Por isso, este material é muito prático e agradável de se usar, adequado para iniciantes e possuem opções mais populares, com excelente custo/benefício.

Outra característica interessante do molinete é a posição e a forma em que ele fica montado na vara, tornando a empunhadura bastante ergonômica, facilitando o trabalho de alguns tipos de isca, além de proporcionar uma boa pegada na hora da briga com o peixe. Vale lembrar que o molinete é campeão se você pretende usar iscas pequenas e leves.

Para finalizar, fique atento à torção da linha, problema que acontece com frequência quando se utiliza esse equipamento.

Conheça Molinete Vulcan: https://bit.ly/43L2B70

vulcan

Carretilha

Na carretilha, o carretel trabalha girando, tanto no arremesso, quanto no recolhimento. Por isso, exige um cuidado maior do pescador na hora do lançamento, pois é preciso brecar a saída de linha quando a isca chega ao ponto desejado. Caso não o faça, a indesejável cabeleira pode acontecer.

Mas é justamente esse detalhe que possibilita um melhor controle de linha, proporcionando excelente precisão no pincho.

Conheça Carretilha Big Pira: https://bit.ly/4kyL35i

bigg

Qual escolher?

Para optar entre molinete e carretilha leve em consideração as características a seguir.

O molinete é mais fácil de utilizar, apresenta uma chance menor de cabeleira, proporciona um ótimo desempenho no arremesso com vento, lanças as menores e leves com mais facilidade, a maioria permite a troca do lado da manivela e oferece modelos com preços extremamente acessíveis.

Já a carretilha é a preferida dos usuários de iscas artificiais, pois proporcionam de arremessos com precisão, maior agilidade para a ação de lançar repetidamente, são compactas (especialmente os modelos de perfil baixo).

Os equipamentos de grande porte, tem grande capacidade de linha mais grossa e alto poder de tração, sendo indicadas para pesca de fundo e corrico.

 

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e têm como função reconhecê-lo ao retornar ao site, além de ajudar nossa equipe a identificar quais áreas do site você considera mais interessantes e úteis.